Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Crimes virtuais contra mulheres poderão ser investigados pela Polícia Federal

Publicado por Sergio Parreira
há 6 anos

Reiteradas vezes temos acesso a casos de fotos e vídeos íntimos que caem em domínio público, que normalmente são provocados por ex-companheiros que não aceitaram o término de um relacionamento e, como forma de vingança ou até mesmo despeito, procuram uma forma de atingir a integridade moral e psicológica da vítima.

Em combate a tais práticas, foi editada a Lei 13.642/2018, publicada no Diário Oficial da União no dia 04 de Abril de 2018, que alterou a Lei 10.446/2002, responsável por regular as infrações penais de repercussão interestadual ou internacional, adicionando o seguinte texto:

“Art. 1o Na forma do inciso I do § 1o do art. 144 da Constituição, quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuízo da responsabilidade dos órgãos de segurança pública arrolados no art. 144 da Constituição Federal, em especial das Polícias Militares e Civis dos Estados, proceder à investigação, dentre outras, das seguintes infrações penais:

[...]

VII – quaisquer crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógino, definidos como aqueles que propagam o ódio ou a aversão às mulheres.” (grifei)

Tal alteração conferiu competência à Polícia Federal para investigar crimes praticados contra mulheres na rede mundial de computadores. Com isto, as mulheres ganharam maiores possibilidades em matéria investigativa e proteção, pelo Estado, de suas garantias fundamentais e em combate às infrações penais praticadas contra a imagem social ou estima própria.

Por fim, imperioso destacar que a alteração não diminui atribuições de outras autoridade policiais que atuam no combate a crimes contra mulheres, apenas atribui responsabilidade para a Polícia Federal nos casos interestaduais.

Por: Sérgio Martins Parreira Júnior

Advogado - OAB/MG 120.338

sergio@sergioparreira.com

  • Publicações3
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações481
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crimes-virtuais-contra-mulheres-poderao-ser-investigados-pela-policia-federal/568570845

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 8 meses

Direito Penal dos Silenciados - Ed. 2023

Câmara dos Deputados
Notíciashá 8 anos

Projeto remete à PF investigação de crime virtual contra mulheres

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mesmo depois de muita pesquisa eu ainda não entendi o real escopo dessa lei. Para mim, o termo misôginia não está bem definido e nem me parece o mais apropriado. Quer dizer que quem, por exemplo, ameaçar uma ex-namorada ou ex-esposa por meio da rede mundial de computadores estará, na verdade, cometendo um crime contra toda a coletividade das mulheres?! E porque não seria contra toda a sociedade e o Estado?! E, voltando ao mesmo exemplo, o crime de ameaça não já está tipificado? Por que tirar a competência da polícia civil para investiga-lo?

E outra, porn revenge não me parece "propagação de ódio ou aversão às mulheres" tendo em vista que costuma ser algo direcionado a um individuo especifico e motivado por uma situação concreta, a inconformidade com um fim da relação.

Ou seja, mais uma lei estranha e direcionada a determinados tipos de crimes contra determinado tipo de pessoa. A boa técnica legislativa manda lembranças... novamente...! continuar lendo